Olha aí pessoal, hoje eu recebi uma missão quase impossível, ensinar a fazer um cabo RS232 USB. Para quem não sabe o cabo RS232 é um cabo que permite conectar o receptor de satélite ao computador para atualizar o firmware, inserir listas de canais entre outras ações.

Fazer um cabo RS232 é fácil, aqui no Clube dos Satélite nós já publicamos a receita para se confeccionar um cabo RS232 usando cabo e conectores ou usando dois mouses antigos.

Para fazer o cabo RS232 à maneira tradicional leia o artigo Esquema para fazer um cabo serial RS232 / Null Modem.




Material Necessário:

R1 – 1 resistor de 1k
R3 – 1 resistor de 10k
R2 – 1 resistor de 100k
1 ci 555
Q1 – 1 transitor bc337
C1 – 1 capacitor de 47uf 16v
3 conectores db9 macho
RL 1 – relé 12v 2 contatos um NA e um NF

Você precisa fazer cabos para conectar nos receptores.

Segue o esquema abaixo:





Para fazer o cabo RS232 usando dois mouses antigos leia o artigo Como fazer um cabo RS232 usando dois mouses seriais para atualizar seu receptor de parabólica.





Seguindo as informações publicadas no fórum azboxworld, é possível montar o cabo RS232 usando os cabos de mouses serias que muitos já não utilizam mais.

Ao cortar o cabo do mouse você verá que existem quatro fios nele, nas seguintes cores:

BRANCO, VERDE, LARANJA, AZUL.

Una os fios da seguinte maneira:

AZUL <--> AZUL
VERDE<--> LARANJA
LARANJA <--> VERDE

Isole os fios brancos.

O cabo deve funcionar pois a maioria dos mouses seriais é montada correspondendo ao esquema acima, se não funcionar você vai precisar testar com o multímetro cada fio para montar o cabo RS232 conforme o esquema acima.


A má notícia é que não há um esquema para se fazer um cabo RS232 USB, mas isto não significa que não há como conectar um cabo RS232 na porta USB do computador.





Nós também já ensinamos aqui no Clube dos Satélites como se conecta o cabo RS232 em computadores e notebooks que não tem porta RS232, leia o artigo Usando Notebook para Atualizar Receptor Digital .
Com isto cobrimos toda a gama de informações necessárias para que você tenha o seu cabo RS232 USB e consiga atualizar seus aparelhos mesmo se o seu computador não tiver porta RS232 nativa.




Se você tem um receptor digital que necessita de constante atualização de firmware via porta serial e no entanto tem um notebook sem porta serial, saiba que existe sim como usar o seu notebook para atualizar o seu receptor digital.
O que você irá precisar é de um conversor USB para Serial, esse conversor que pode tanto ser um cabo como um pequeno conversor que você irá conectar à porta USB do seu notebook, transformará a porta USB do seu notebook em uma porta serial.

Atenção, muito importante: O conversor deve ser unicamente ligado à porta USB do Notebook e nunca, eu disse nunca, deve ser ligado na porta USB do receptor, pois isso irá queimar o seu receptor.

Comprar um conversor USB para Serial é fácil, você o encontra no Mercado Livre ou em sites de venda de produtos para antenas parabólicas, faça uma pesquisa através da caixa de pesquisa aqui do site que você irá encontrar, o conversor se parece com um dos seguintes conversores usb/serial mostrados abaixo:

O conversor tem um chip interno para que ele possa funcionar corretamente, este cabo conversor usb para serial não há como ser montado em casa, pois uma ligação de fios direta além de não funcionar pode danificar o seu aparelho e o notebook.

Ele também vem acompanhado de um cd com driver para funcionar corretamente, este driver deve ser instalado no computador para que ele reconheça o seu cabo conversor como uma porta serial para o seu notebook.

O uso do conversor não elimina a necessidade de se utilizar um cabo null modem para atualizar o seu receptor, o cabo null modem vai ligado à porta serial do conversor e à porta serial do receptor.